Inovação e tecnologia em mineração

Uso de Realidade Aumentada e automação de processos podem melhorar a produtividade e segurança

O SETOR

Um dos setores mais importantes da economia brasileira, a mineração movimentou mais de R$300 bilhões em 2021, com alta de 62% com relação ao ano anterior, segundo dados do IBRAM (Instituto Brasileiro de Mineração).

Por se tratar de atividade realizada em áreas distantes, com menor infraestrutura, ambientes extremos e exigentes, o setor enfrenta um grande desafio se consideramos o desenvolvimento e uso de tecnologias de transformação digital.

MINERAÇÃO 4.0

Os avanços nos conceitos e em tecnologias de transformação digital [Industria 4.0] tornam cada vez mais presentes e necessários nos processos produtivos da industria da transformação, devido ao continuo aumento na competitividade global e frente aos novos desafios para atender um setor em constante transformação.    

Promover a inovação na mineração é acompanhar esse movimento irreversível que estimula o aperfeiçoamento dos processos produtivos, tornando as atividades mais seguras, controláveis e dinâmicas à medida que há uma maior integração tecnológica entre as operações no campo, a cadeia logística e a industria.

Essa transformação além possibilitar uma maior segurança para o trabalho na linha de frente, impacta diretamente em ganhos na produtividade, sendo capaz de. otimizar algumas etapas de processos, facilitando uma melhor análise de informações, gestão e solução de problemas.

AUMENTO DA PRODUTIVIDADE E REDUÇÃO DE GASTOS

O crescimento da infraestrutura de comunicação móvel tem acelerado cada vez mais a adoção de tecnologias digitais na rotina das pessoas e das empresas e o advento do 5G nos próximos anos fará com que as empresas e os trabalhadores da linha de frente se tornem cada vez mais conectados.

O uso dessas tecnologias digitais pode ter efeito direto nos índices de produtividade na mineração proporcionando redução de erros, melhorando o controle da qualidade nas etapas dos processos com menor custo e menor desperdícios, permitindo o registro, acesso e visualização de informações em tempo real, melhorando a comunicação interna, transformando e padronizando processos de maneira mais ágil e assertiva para suportar a tomada de decisão.

Para que haja uma convergência da transformação digital móvel nas atividade de campo e em áreas exigentes como na indústria, no agronegócio ou na mineração, é necessários que esses recursos tenham alta disponibilidade, com baixa taxa de falhas e resistência, como dispositivos robustos da Zebra ou smartglass Realwear – HMT-1, e que aliado à softwares de criação de processos digital como o TeamViewer Frontline, podem ajudar a automatizar e simplificar processes através da criação de fluxos de trabalho inteligente e aplicados em várias atividades como na inspeção, na manutenção, na auditoria, em treinamentos…

Essas tecnologias podem também estar integradas com recursos de realidade aumentada e I.A, que apresentam a informação de forma visual e interativa e permitem que a execução de um processo seja muito mais assertiva reduzindo erros e compartilhando conhecimentos técnicos de forma mais instantânea.

Além da tecnologia que está presente na melhoria de processos, existem muitas situações no campo que conhecimento e a experiencia disponiveis fazem necessários aproximar de especialistas e ou fornecedores geograficamente distantes. Através do suporte assistido, profissionais de várias áreas podem realizar um atendimento a campo sem estar no local, reduzindo custos com deslocamento, tempo de viajem, tempo de resolução de problemas e melhora na qualidade da execução de um processo.  

SEGURANÇA

Mas, certamente a maior mudança que a transformação digital pode promover além da melhorias de processos e elevar o acesso ao conhecimento de forma mais rápida no campo da mineração, é contribuir para a redução dos riscos aos trabalhadores do setor, oferecendo maior segurança e controle nas atividades.

Está gostatando do conteúdo? Compartilhe!

LinkedIn
Email
WhatsApp

Mais para ver

Bem vindo a WE.OT!
Preencha os campos abaixo para conversar com um especialista.