WEOT

INDÚSTRIA 4.0

PILARES

O conceito de Indústria 4.0 agrega as principais inovações tecnológicas de vários segmentos e se aplica aos processos de manufatura e serviços. São tecnologias que têm permitido o surgimento de novos modelos de negócio, produtos e serviços, fomentando melhorias significativas em modelos existentes.

Na base desse processo de inovação destacam-se 6 pilares que proporcionam essa transformação.

Capacidade de tomada de decisão e modificação dos processos produtivos em tempo real

Coletar e analisar dados em tempo, traz uma grande vantagem na tomada de decisão das empresas, aumentando sua capacidade de gestão e precisão da operação em tempo real.

Virtualização

Através do uso de sensores e plataformas de software, criam-se um modelo virtual dos ambientes produtivos/fábricas Inteligentes, que representam cópias de seus recursos tecnológicos e processos, possibilitando a simulação, monitoramento e interferência nos processos.

Descentralização

Com base em análise de dados precisos, Sistemas cyber-físicos ajudam na tomada de decisão sem intervenção humana, com objetivo de aumento de produtividade.

Ampliação da inter-relação entre produção e serviços (orientação a serviços)

Associado ao uso de aplicativos em dispositivos móveis, aproxima o processo produtivo ao uso do produto.

Modularidade

Através de uma visão modular dos ambientes produtivos e de manufatura, etapas dos processos podem ser transformados em sub-unidades, que poderão ser conectadas ou desconectadas de forma independente e interativa, aumentando a performance, funcionalidades e ajustes conforme a necessidade.

Interoperabilidade

O sistema de computação em nuvem e a internet das coisas , possibilita interconexão e interoperação entre sistemas cyber-físicos, produtos, humanos e sistemas produtivo /manufatura.