Case Havan | RFID no varejo moderno
A Havan queria criar uma experiência mais positiva para clientes e funcionários. Ela usou soluções Zebra RFID para agilizar processos
A digitalização no setor automotivo usando realidade aumentada agrega o mundo virtual ao físico, com ganhos operacionais e de níveis de serviço criando uma visão para o usuário que compartilha conhecimento e experiencias práticas com componentes reais e virtuais juntos. Um passo além do ambiente físico chegamos à Realidade-Virtual (RV) com imersão completa ao mundo virtual.
No mundo real do ecossistema automotivo a RA apresenta uma gama de aplicações práticas que estão prontamente disponíveis para enfrentar os desafios atuais do setor. Além disso, a RA poderá no futuro próximo integrar com sensores do veículo para criar uma versão do ambiente físico que pode acessar uma rede integrada e estendida para dar suporte aos centros de reparo automotivo. O resultado adiciona ferramentas na “caixa do mecânico” para aumentar a eficácia, qualidade e velocidade dos reparos. Essas melhorias beneficiam tanto o consumidor quanto a oficina. Reparos mais eficientes reduzem custos de reparo do consumidor, o aumento das habilidades e expande a base de clientes da oficina.
Existem quatro principais aplicações para realidade aumentada na indústria automotiva. Eles oferecem suporte a sistemas remotos para ajudar as oficinas de reparo: diagnóstico remoto, solução de problemas inteligente passo a passo, proteção para o futuro com envolvimento automatizado da oficina de reparo do cliente e suporte remoto especializado.
A capacidade de avaliar a condição de um veículo em tempo quase real tornou-se um requisito para muitos motoristas e proprietários de veículos. Isso é verdade, principalmente para quem tem uma frota grande ou que não realiza seus próprios reparos. Um técnico pode usar os óculos de RA ou um tablet robusto para conectar o que ele vê com o software de diagnóstico e remotamente acessar a condição do sistema. O dispositivo de RA pode coletar dados dos veículos e os envia para análise remota quando o mecânico especialista inicia a inspeção.
A implementação de diagnósticos remotos garante que um sistema de veículo opere dentro de seus parâmetros de projeto especificados. Além disso, esta etapa agiliza a avaliação diagnóstica. Ele permite que o mecânico conclua o reparo mais cedo, evitando possíveis paralisações e reduzindo o tempo de reparo. Ambos se traduzem em custos mais baixos.
Outro uso da realidade aumentada no setor automotivo é a solução de problemas inteligente. Por exemplo, se a abordagem tradicional de diagnóstico baseado em causa raiz não puder identificar a razão da falha, um sistema RA pode levar o mecânico por um processo guiado para pesquisar e rastrear o problema. Através da tecnologia um especialista pode receber dados observados pela visão do mecânico de campo, processar as informações e propor o próximo passo. Esse processo reduz drasticamente as ineficiências devido falhas difíceis de identificar por razões que podem ir desde a complexidade até falta de recursos humanos e técnicos.
A solução de problemas guiados e suportados por especialista remotos com uso de sistemas de RA amplia a capacidade da oficina e aumenta significativamente a eficiência do reparo. Além disso, o mecânico e a oficina podem reter o conhecimento do reparo complexo, aumentando organicamente ambas as suas capacidades. Isso pode economizar tempo significativo e melhorar as taxas de correção na primeira vez.
A complexidade envolvida na fabricação de um veículo proporciona grandes esforços no projeto e desenvolvimento do produto assim como se compreende a necessidade de oferecer proteção caso a performance esperada não seja alcançada.
Deste modo, a Garantia é a área responsável pelo contrato de responsabilidade entre fabricante e o comprador contra as falhas ocorridas em campo, ao mesmo tempo em que age como uma potente ferramenta de marketing para as vendas que podem interferir na reputação da empresa.
Por fim, processos de garantia podem ser iniciados e agilizados pelo uso de sistemas de RA, tornando mais ágil, inteligentes para identificação e registros de falhas, aprovação de processos mais assertivos, impactando numa melhor percepção de atendimento pós-vendas pelas concessionárias e permitindo uma maior lucratividade. Assim como da montadora para seus fornecedores.
Conforme já apontado os avanços tecnológicos estão transformando rapidamente a indústria automotiva e novos recursos, como carros autônomos veículos elétricos, estão ajudando a impulsionar a mudança para modelos de negócios e comportamentos de economia compartilhada, incluindo assinaturas e compartilhamento de carros e viagens.
Essas mudanças afetam as operações para todos os sentidos e representam um claro apelo à reorientação e realinhamento de toda a cadeia de valor – desde os processos de fabricação existentes até o valor agregado entre OEMs, fornecedores e revendedores.
Já nos processos produtivos das montadoras a RA promove uma mudança em infinidade de processos como na logística, controle de qualidade, manutenção de equipamentos fabris, guiando visualmente e de forma automatizada os trabalhadores pelos processos e eliminando espaço para erros.
REDUÇÃO DE CUSTOS
ORIENTAÇÃO DE ESPECIALISTA REMOTO
OTIMIZAÇÃO DO TEMPO DAS TAREFAS
FLUXO DE TRABALHO DIGITAL
MÃOS LIVRES
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