Logística 4.0 - Outbound

Logística 4.0 - Outbound

Desafios no processo de armazenamento e expedição na Logística da Manufatura e do Centro de Distribuição

INTRODUÇÃO

Num mundo pautado pela velocidade das inovações tecnológicas, a manufatura e os processos de distribuição estão direcionando grandes esforços para acompanhar a constante evolução, tendo a logística um protagonismo importante nesse processo. A eficiência no processo de armazenamento e expedição são essenciais para atender às demandas do mercado. Felizmente, muitas tecnologias tem se mostrado aliadas poderosa na superação dos desafios nesse setor dinâmico. Neste artigo, exploraremos como algumas ecnologias estão transformando a logística de armazenamento e expedição, garantindo uma operação mais ajustada e eficiente.

A combinação de conceitos e tecnologias que incorporam I.A de tem proporcionado diversas soluções inovadoras para enfrentar questões operacionais, repetitivas ou complexos do processo de armazenamento e expedição na logística da manufatura e do centro de distribuição. Vamos mergulhar nos detalhes de como essas soluções estão ajudando o setor:

AUTOMAÇÃO INTELIGENTE

A automação é uma das principais maneiras pelas quais a tecnologia está transformando a logística. Sistemas automatizados de armazenamento e recuperação agilizam a localização e a movimentação de produtos. Equipamentos e processos ajudados por IA ajudam a organização do estoque, minimizando erros e melhorando a precisão. E em complemento com sistemas de visão que realizam leituras de etiquetas e volumes de forma rápida e precisa ou o uso de RFID para controle do inventário. 

Logística 4.0 - Outbound

RASTREAMENTO EM TEMPO REAL

A tecnologia de rastreamento em tempo real permite monitorar a localização e o status dos produtos enquanto eles se movem pelo centro de distribuição. Isso não apenas ajuda a evitar extravios, como também permite um planejamento mais eficiente, identificando gargalos e otimizando rotas. A base dessa tecnologia está numa infra estruturara robusta de comunicação e geolocalização, o RTLS (do inglês Real-time Location System), em português Sistemas de Localização em Tempo Real, associado a etiquetas inteligentes com rádio frequência ou RFID que podem estar associadas com um sistema de despacho e controle do fluxo de pedidos.

ROBÓTICA COLABORATIVA

Os robôs colaborativos estão gradativamente entrando na operação logística trabalhando lado a lado com os funcionários nos centros de distribuição. Esses robôs podem ajudar no transporte de produtos pesados, agilizar o picking e packing e reduzir o tempo necessário para as tarefas. Mas esse é um recurso que é potencializado a um processo de transferência produtos e paletes por meio de esteiras inteligentes e controles de expedição usando soluções de RFID e leituras precisas com câmeras inteligentes. 

EMBALAGENS RETORNÁVEIS INTELIGENTES

Algumas indústrias, utilizam embalagens especificas de uso contínuo, que por característica do produto, tem como a única finalidade o melhor acondicionamento para transporte, e que possuem valores relativamente elevado para o fabricante, como por exemplo, na indústria de autopeças e na indústria de pães. São embalagens que usadas em larga escala geram um ônus grande para controle de envio, rastreio e armazenagem. Uma das tecnologias usadas para gestão dessas embalagens, o RFID, proporciona uma gestão ativa desse material, reduzindo as perdas, e a necessidade de estoque, aumentando a disponibilidade.

CONCLUSÃO

À medida que o mundo da manufatura e distribuição continua a evoluir, a tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante na superação dos desafios no processo de armazenamento e expedição. Por meio da automação, rastreamento em tempo real, análise de dados avançada e outras inovações, as empresas estão alcançando níveis de eficiência sem precedentes. Ao adotar essas soluções tecnológicas, é possível enfrentar os desafios de frente e garantir uma operação de logística de sucesso.

Está gostatando do conteúdo? Compartilhe!

LinkedIn
Email
WhatsApp

Mais para ver