Transformação digital no setor automotivo

Transformação digital no setor automotivo

Pesquisa realizada pela CNI - Confederação Nacional da Indústria indica tendencias nos últimos 5 anos

INDÚSTRIA 4.0 NO SETOR AUTOMOTIVO

O avanço da transformação digital está presente em todos os segmentos da indústria e em especial no setor automotivo conforme mostra pesquisa realizada pela CNI – Confederação Nacional da Indústrias [1] num acompanhamento realizado nos últimos 5 anos

Dos 27 setores pesquisados, o setor automotivo é o que emprega maior números de novas tecnologias, que faz parte do movimento cada vez mais constante nessa transformação que tem a base dos conceitos de Indústria 4.0. Além de promover maior desempenho e assertividade dos processos fabris, otimiza tarefas e recursos num cenário que promove a redução de custos de produção e viabilizando o ROI (retorno de investimento).

Esse movimento interno da indústria, acaba desencadeando uma revolução tecnológica no ecossistema e na cadeia automotiva desde os fornecedores até a distribuição, demandando a atenção e entendimento de novas tecnologia que promovam inovações em processos, em ambientes mais conectados, colaborativos e com capacidade de tomada de decisão em tempo real.

Fator que tem sido muito positivo na produção de veículos e consequentemente nas vendas – A produção de veículos cresceu 11,6% em 2021 segundo o balanço divulgado pela Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).[2]

SOLUÇÕES DE MOBILIDADE E REALIDADE AUMENTADA
PARA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA

Uma das tecnologias que mais tem crescido setor automotivo, a realidade aumentada (RA), permite uma gama de aplicações que vão desde desenvolvimento ao lançamento de produtos, até as operações industriais, logística, controle de qualidade e ao suporte pós-vendas da rede concessionários.

Como resultado, o mercado global de realidade aumentada aplicado a indústria automotiva poderá crescer quase US$ 7 bilhões em um fator de crescimento médio de 17,6% até 2025 [conforme números da consultoria Markets and Markets].

Esses números de mercado consideram um segmento muitas vezes negligenciado que para a R.A é benéfica: o reparo automotivo.

Uma das tecnologias que mais tem crescido setor automotivo, a realidade aumentada (RA), permite uma gama de aplicações que vão desde desenvolvimento ao lançamento de produtos, até as operações industriais, logística, controle de qualidade e ao suporte pós-vendas da rede concessionários.
Como resultado, o mercado global de realidade aumentada aplicado a indústria automotiva poderá crescer quase US$ 7 bilhões em um fator de crescimento médio de 17,6% até 2025 [conforme números da consultoria Markets and Markets].

Esses números de mercado consideram um segmento muitas vezes negligenciado que para a R.A é benéfica: o reparo automotivo.

A complexidade no reparo de veículos modernos pode estender a oficina além de sua especialização principal, com recursos digitais, sensores adicionais e recursos autônomos mais sofisticados.

Essa mudança aumentou o uso de diagnósticos remotos.

Com as tecnologias de conexão IoT, os OEMs adotaram essa abordagem para equipar seus veículos com ferramentas virtuais para fornecer aos técnicos insights mais profundos ao diagnosticar um problema.

Para entender o uso da realidade aumentada no reparo automotivo, vale a pena revisar como o AR funciona, onde os técnicos podem usá-lo e como ele suporta os diferentes sistemas remotos.

BENEFÍCIOS

Redução de Custos

REDUÇÃO DE CUSTOS

Especialista remoto

ORIENTAÇÃO DE ESPECIALISTA REMOTO

OTIMIZAÇÃO DO TEMPO DAS TAREFAS

FLUXO DE TRABALHO DIGITAL

free hands

MÃOS LIVRES

Está gostatando do conteúdo? Compartilhe!

LinkedIn
Email
WhatsApp

Mais para ver