Case Renault | Controle de fluxo eficiente de veículos
A operação da fábrica da Renault na Argentina, com mais de 2.400 funcionários e 65 anos de funcionamento e história
A Manufatura híbrida é a combinação das tecnologias tradicionais com as mais avançadas, com o objetivo de otimizar processos produtivos integrando o melhor dos dois mundos. O intuito de aproveitar o legado das máquinas e equipamentos com técnicas convencionais e modernas, é para unificar os pontos fortes melhorando a eficiência, flexibilidade e a qualidade na produção.
Tornos e técnicas de fundição por exemplo, estão mantidos na espinha dorsal da indústria por décadas e ainda desempenham um papel crucial em toda a cadeia. Já em outra perspectiva, as tecnologias avançadas, como, automação e I.A, trazem inovação e precisão para os processos de fabricação.
Na manufatura híbrida, há uma linha tênue entre os diferentes modos de produção. Tradicionalmente, a produção era caracterizada por métodos rígidos e sequenciais, onde cada etapa do processo era realizada de forma linear e previsível. Nesse contexto, podemos identificar três níveis de produção: o tradicional, o híbrido e o digital.
No nível tradicional, os métodos convencionais de fabricação são predominantes, com processos manuais e máquinas convencionais sendo amplamente utilizados.
O nível híbrido representa uma transição, onde elementos digitais e tecnológicos são gradualmente integrados ao processo de produção, trazendo maior automação e eficiência.
No digital, a produção é fortemente impulsionada pela tecnologia, com sistemas totalmente integrados, como Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial, Machine Vision, workflow digital, paper-less etc. Essa abordagem permite uma personalização em massa, tempos de resposta mais rápidos e uma adaptação mais ágil às demandas do mercado, trazendo além de benefícios, evolução em toda a cadeia de produção.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!
Apesar dos avanços tecnológicos, o papel dos operadores continua sendo indispensável, desempenhando funções que não podem ser totalmente automatizadas, como supervisão, manutenção, resolução de problemas e adaptação a mudanças nos processos de produção.
As habilidades humanas são aprimoradas em conjunto com a tecnologia, por exemplo, os trabalhadores podem utilizar sistemas de realidade aumentada e workflow digital para visualizar instruções em tempo real ou colaborar com robôs em tarefas de montagem. O treinamento e a capacitação são essenciais para que os trabalhadores adquiram as habilidades necessárias para operar e interagir com as novas tecnologias.
As câmeras inteligentes equipadas com algoritmos de inteligência artificial, avançaram nos últimos anos permitindo a detecção automática de padrões de processos visuais durante os processos de fabricação. Abaixo, há alguns predicados sobre como as câmeras podem beneficiar sua empresa.
Câmeras inteligentes permitem a detecção em turnos 24/7 de padrões visuais como falhas de fabricação (solda, ausência e presença de componentes, anomalias de formato e etc..) em alta rotatividade sem cometer erros e sem questões oriundas dos problemas com trabalhadores.
Detecção Precisa: Elas são capazes de identificar pequenos defeitos e variações sutis que podem passar despercebidos durante inspeções visuais tradicionais.
Velocidade e Eficiência: As câmeras realizam inspeções em tempo real, o que acelera o processo de detecção de defeitos e reduz o tempo necessário para realizar inspeções de qualidade.
O workflow digital nada mais é do que uma automação de processo de trabalho manual de forma digital, orientada e precisa.
Eles geralmente rodam em dispositivos móveis específicos para uso industrial como tablets ou óculos de realidade assistida e permitem a integração de sistemas legados de manutenção, qualidade, ERP, Os dados capturados nos processos de forma digital podem abastecer sistemas de forma automatizada e facilitar gestão e identificação de problemas, tendências e padrões.
Análise de Dados: O workflow digital facilita a análise de dados históricos e em tempo real, permitindo a identificação de tendências e padrões de falha que podem indicar problemas sistêmicos na produção.
A detecção precoce de anomalias e a automação de processos resultam em uma redução significativa de custos operacionais, incluindo custos de retrabalho e de desperdício de matéria-prima. Já as inspeções automatizadas e a análise de dados em tempo real aumentam a eficiência da produção, reduzindo o tempo de inatividade e aumentando a produtividade. Além disso, as câmeras inteligentes e o workflow digital garantem a entrega de produtos de alta qualidade aos clientes, aumentando a satisfação e fortalecendo a reputação da empresa.
A WE.OT, integradora de soluções tecnológicas para os segmentos automotivos, industrial, mineração, manufatura e logística, conta com extenso portfólio de hardwares e softwares que promovem o aumento da produtividade nas operações das empresas. Fale conosco e saiba mais!
A operação da fábrica da Renault na Argentina, com mais de 2.400 funcionários e 65 anos de funcionamento e história
A Havan queria criar uma experiência mais positiva para clientes e funcionários. Ela usou soluções Zebra RFID para agilizar processos
Através do conceito “Veja o que eu vejo”, profissionais de saúde conectam-se de forma imersiva e precisa, proporcionando resultados mais
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.